Não somos deuses e nem filhos de deuses

Não somos deuses, e nem filhos de deuses. Não somos criação, somos sim “filhos” da evolução. Não temos projeto, não temos destino, não temos sequer motivo especial para aqui estar, apenas aqui estamos, e porque aqui estamos, e somente temos uma única oportunidade de aqui estar, devemos nos esforçar por fazer desta única passagem, um algo que possa dignificar os que por aqui estão e que por aqui ainda passarão. 

Não somos deuses, e nem filhos de deuses. Somos reais e transitórios, somos fatais e de menor valor, mas podemos, e devemos fazer com que o nosso pouco valor valha algo para o todo social.


Não somos deuses e nem filhos de deuses. Sequer somos mais evoluídos, ingênua ignorância a que crê que a evolução é uma jornada para o melhor, jamais foi e jamais o será. Todos os seres vivos têm a evolução que lhes garantem adaptação e procriação no nicho ecológico que vivem. Nem quanto à adaptação, a evolução garante alguma solução corporal, mental, química ou biológica, que nos leve a imaginar como o que possa ser o “melhor” possível, e sim a uma adaptação que seja a melhor possível, dentro dos erros de cópia que aleatoriamente ocorreram, e que levaram a adaptações e especializações que puderam ser selecionadas, e não item a item, órgão a órgão, plano corporal a plano corporal, mas sim no todo, como solução média. Eventos naturais acabam por dar novos caminhos para a evolução, e não significa necessariamente que o novo seja melhor que o anterior. Como exemplo, uma espécie bem adaptada a áreas de floresta, em caso de uma desertificação, não será o mais bem adaptado a áreas áridas, neste caso ou este ser vivo, por alguns erros de cópia conseguem novas adaptações ao novo nicho, ou tenderão a desaparecerem, e caso consigam alguma adaptação que lhes permita sobrevivência e descendentes neste novo nicho, poderão conseguir sobreviver, e em momento nenhum, o novo ser será melhor que o anterior, apenas que o novo ser é mais bem adaptado ao novo nicho.

Não, não somos melhores, não somos deuses, somos apenas humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorrir

A realidade flui

Ilusão

Vontade